1041089604325821
top of page
Conheça o Projeto
SOBRE O PROJETO

O projeto Empreende Campinas Fase 2 é um projeto de inclusão socioprodutiva, com duração de 24 meses, que estará presente em vários territórios, envolvendo 4 Organizações da Sociedade Civil, a saber: Centro de Referência em Cooperativismo e Associatvismo (CRCA) - proponente executor; Associação Anhumas Quero Quero; Núcleo Ação Social (NAS) e Projeto Filhos como OSC´s coexecutoras. Tem ainda, Sebrae SP como parceiros técnicos e Fundação FEAC e Fundação Educar D'Paschoal como Investidoras Social Privadas.

 

Essas OSC´s irão atuar de forma conjunta em vários territórios. Busca gerar impacto por meio da capacitação do público destinatário para o mercado de trabalho e empreendedorismo, seja ele individual ou coletivo (associações ou cooperativas populares). Busca ainda fortalecer e estruturar as OSC´s para atuação perene e sustentada em inclusão socioprodutiva. O público destinatário direto do projeto são pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, moradores de comunidades periféricas da região de Campinas. Conforme mapeamento prévio, realizado pela própria FEAC, os territórios de atuação se enquadram naqueles com vulnerabilidade socioeconômica. A atuação, conectada à presença das OSC's, ocorrerá nos seguintes bairros (identificados como áreas de vulnerabilidade): DIC e Santo Antônio; Real Parque; Cidade Satélite Íris e Jardim Bassoli; Vila Bela; Campo Belo; Jardim Flamboyant; Parque São Quirino.

 

Na busca do combate à pobreza e da redução das desigualdades e da obtenção de melhores condições de trabalho e renda a inclusão socioprodutiva tem se apresentado como política efetiva que complementa e avança em relação aos programas de transferência de renda. Pretende-se gerar impacto atuando junto ao público destinatário no sentido da inclusão produtiva, por meio da capacitação, e adequação dos empreendedores em seus negócios e disseminação da cultura da inclusão produtiva. Busca ainda, de forma multidisciplinar, dar suporte socioemocional aos participantes assim como orientação e acompanhamento na implementação dos negócios. O Projeto busca gerar experiência e aprendizado para as OSC´s participantes de forma que estas se apropriem dos saberes relacionados à inclusão produtiva e os incorporem às suas atividades, permitindo a elas buscarem permanecer atuando mesmo após o encerramento do projeto.

2400

Pessoas Atendidas

1200

Planos de
Inclusão

510

Planos de
Negócios

20

Capitais
Sementes

  • Instagram
  • LinkedIn
Parceiros

Parceiros do Projeto

O projeto prevê uma integração entre CRCA e demais OSCS. Às OSCS, dado sua reconhecida presença no território, e seu conhecimento das demandas sociais do público destinatário caberá mobilizar o público para as atividades previstas no projeto. Caberá também em ação conjunta com o CRCA e demais OSCS, organizar uma sistemática de seleção de pessoas para o projeto, de construção de trajetórias formativas, de e apoio durante o percurso da trajetória e de acompanhamento, após o ciclo formativo, quanto aos resultados, em termos de empregabilidade, empreendedorismo individual ou coletivo.

Logotipo CRCA

CRCA - Centro de Referência em Cooperativismo e Associativismo (Entidade Executora e Proponente)

O CRCA foi fundado em 2002, como decorrência do trabalho desenvolvido pela Caritas Arquidiocesana de Campinas com o programa “Luxo do Lixo” que incentivava a criação de cooperativas de coleta e manuseio de materiais recicláveis. Em 2004 o CRCA iniciou o patrocínio com a Petrobras e Fundação BB, através de seleção mista de projetos, sendo renovado por duas vezes consecti5vas, com o princípio de sustentabilidade e viabilidade econômica dos empreendimentos solidários de manuseio e coleta de materiais recicláveis. Nesta oportunidade, foi responsável em 2009 pela criação da Coopera5va de Materiais Recicláveis de Segundo Grau, a REDE RECICLAMP.

O CRCA promove a integração ao mundo do trabalho de populações em situação de vulnerabilidade social e econômica através de ações de inclusão social e produ5va com estratégias de incubação, capacitação e formação de empreendimentos associa5vos, coopera5vos e grupos populares, oferecendo assessoria, consultoria, educação ambiental, treinamento, suporte teórico, técnico e administra5vo, gestão e logís5ca; análise e criação de empreendimentos de caráter popular, auto ges5onário e solidário obje5vando a geração de renda; estratégias de acesso ao mercado de trabalho por meio de ações que promovam a empregabilidade; e estratégias para empreendimentos individuais para públicos na perspectiva da inclusão socioprodutiva e geração de renda.

Logotipo NAS

NAS - Núcleo de Ação Social (Entidade
Co- Proponente)

O Núcleo de Ação Social (NAS) atua desde 1996 na região do Real Parque, Distrito de Barão Geraldo, em Campinas/SP. Com atuação focada no tripé família, educação e trabalho, ofertando ações de acolhimento, promoção e proteção de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Logotipo AAQQ

Associação Anhumas Quero-Quero (Entidade
Co- Proponente)

Promove ações sócio assistenciais de atendimento de forma con5nuada, permanente e planejada, através de prestação de serviços, execução de programas, concessão de benefícios, de proteção social básica ou especial.

Logotipo Instituto Filhos

Associação Arte de Amar da Região de Campinas - Projeto Filhos (EntidadeCo- Proponente)

Fundada em 2016 na Comunidade Buraco do Sapo na cidade de Campinas-SP, que atende crianças, adolescente e assiste famílias em situação de vulnerabilidade social. Tem como obje5vo m programa de fortalecimento de vínculos e promoção à cidadania através da arte e esporte e de relacionamentos transformadores.

Logotipo SENAI

SENAI

Seus cursos formam profissionais para 28 áreas da indústria brasileira - desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação, tecnológica. atuação por meio de cursos de capacitação.

Logotipo SEBRAE

SEBRAE

Promove a educação para transformar vidas. Atuação por meio de cursos de capacitação e empreendedorismo.

Logotipo PUC-Campinas

PUC-Campinas

Universidade católica com 82 anos de tradição em ensino, pesquisa e extensão, com atuação por meios das “ligas acadêmicas” de estudantes que deverão dar apoio à gestão dos empreendimentos individuais ou coletivos do público destinatário. Responsabilidade: Escola de Negócios e Economia.

bottom of page